SOBRE EMPHB

 HISTÓRIA

    Padre Henrique Brandão nasceu na Holanda em 03 de fevereiro de 1860. Sua família foi expulsa de Portugal por ser judia.
   Seu maior desejo era ser missionário no Brasil. Assim a seu pedido, em 27 de outubro de 1895, veio para o Brasil para ser missionário, se juntando à congregação da qual fazia parte, em Juiz de Fora, os Redentoristas. Os Redentoristas já atuavam na região desde 1894.
     Padre Henrique gostava muito do seu trabalho missionário pelas fazendas da região, onde fazia visitas às comunidades rurais, distantes da cidade.
     Naquela época um automóvel era raríssimo, ainda mais no interior de Minas Gerais, por isso todas as viagens eram feitas a cavalo. Em 1897, por causa de uma queda do cavalo, em uma de suas viagens, Padre Henrique fraturou a bacia, ficando impossibilitado de fazer as visitas pastorais que tanto gostava. Desta forma veio transferido para Belo Horizonte, vindo morar no Convento dos Bandeirantes da Igreja de São José.
    Em Belo Horizonte, se dedicou a catequese dos operários que trabalhavam na construção da nova capital do estado de Minas Gerais, ainda em construção. Teve forte atuação na Vila Oeste, região destinada a moradia dos operários da construção civil, que não podiam morar dentro da região protegida pela Avenida do Contorno, de acordo com o plano original da nova capital. Na Vila Oeste deu início à pastoral Operária Católica, movimento de conscientização da Igreja Católica dedicada aos operários e trabalhadores; chegou a ser conselheiro religioso da CGT: Confederação Católica do Trabalho.         Padre Henrique gostava muito das crianças, desta forma se tornou muito querido na região onde hoje fica nosso bairro. Fundou a Escola Paroquial Pio XII, hoje Orfanato Santo Antônio, dedicada a educação de crianças pobres. Criou a folhinha da paróquia chamada de "Sino de São José" da qual foi redator até 1925, cuja distribuição era gratuita. Esta folhinha começou a circular em Belo Horizonte e foi aproveitada em muitas cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e até Bahia.
    O nome de Padre Henrique Brandão foi dado à nossa escola, como uma homenagem, feita por um ex-aluno, que se tornou prefeito de Belo Horizonte (Prefeito Osvaldo Valadares).
    A data de 07 de dezembro de 1970, que regulamenta a autorização do funcionamento da nossa escola, será instituída, a partir de 2018, como um marco importante para nossa comunidade escolar. Neste dia, então, comemoraremos o aniversário da Escola Municipal Padre Henrique Brandão.


MISSÃO

Privilegiar um processo pedagógico na sala de aula que possibilite aos estudantes desenvolver potencialidades e construir suas aprendizagens, qualificando o rendimento escolar através de metodologias diferenciadas.


VISÃO

A Escola Municipal Padre Henrique Brandão trabalha para ser reconhecida na comunidade pela sua organização, democracia, transparência e compromisso com a educação de qualidade, que atue na inserção dos estudantes no contexto da atualidade, despertando o seu desejo de incluir seus filhos nesta escola.



Um comentário: